PROJETO LIXO NO LIXO
Local: Escola Estadual Napoleão Carvalho Freire
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental - Matutino e Vespertino
Objetivos:
· Trabalhar a formação do aluno para a convivência em sociedade;
· Resgatar princípios de limpeza e higiene;
· Compreender a necessidade da prática da utilização das lixeiras, mantendo o pátio limpo e organizado, bem como a sala de aula e demais dependências da escola;
· Despertar o senso crítico do aluno, auxiliando na manutenção da limpeza;
· Permitir que o aluno reflita sobre suas ações e mude a postura;
· Conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente;
· Compreender a necessidade de uma prática de higiene para garantir a sua saúde pessoal e evitar transmissão de doenças através do tato, etc.
Justificativa:
O projeto é elaborado partindo da necessidade de colaborar na manutenção da limpeza e organização escolar, relembrando o aluno de que é preciso manter as dependências da escola limpa e organizada, também para sua própria saúde, pois encontramos doenças ligadas à situação de sujeira e dificuldades para manter as salas e pátios livres do lixo, principalmente pelo chão.
Método de Trabalho:
· Aula expositiva para apresentação do projeto aos alunos;
· Observação diária do professor, durante a aula, a fim de que o aluno utilize a lixeira não jogando lixo pelo Chão;
· A cada dia da semana , trazer após o intervalo uma turma ao pátio, a fim de que eles possam observar o montante de lixo que é produzido e espalhado pelo chão, principalmente em frente a cantina e demais espaços, bem como nas mesinhas para refeição;
· Recolher junto com a turma todo o lixo produzido, a fim de que eles , com esta ação, estejam voltados para o ato de utilizar as lixeiras;
· Organizar as vindas ao pátio, com a finalidade de que todas as turmas possam participar do projeto, incorporando hábitos educativos;
· Desenvolver com a turma cartazes incentivando a prática do lixo no lixo e fixando-os nas dependências da escola;
· Alimentar o projeto constantemente para que não caia no esquecimento;
Avaliação
· Observação das dependências da escola;
· Produção de relatórios pelos alunos, após analisarem o “antes” e o “depois”;
· Premiar com atividades extraclasses a turma, onde a limpeza e higiene estiver mais evidente;
·
Organização :
· Direção, Coordenação, Professores e demais funcionários da Escola.
Duração:
· Ano letivo de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário